5 dicas para curtir o Carnaval sem aglomeração
Já está chegando o período do glitter, dos bloquinhos e das viagens, não é mesmo? Mas, devido à pandemia, ainda não é tempo de se aglomerar e de fazer viagens de longa distância, e sim de curtir o momento com precaução.
Em anos anteriores, o setor de turismo costumava alavancar no carnaval. Mas, com a pandemia, ele foi um dos mais afetados. Nos últimos meses, o faturamento de mais da metade das operadoras caiu de 75% a 100%, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Segundo um levantamento realizado pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o setor de turismo no Brasil perdeu R$ 51,5 bilhões em faturamento entre março e novembro do último ano. Os dados consideram segmentos como aéreo, hoteleiro, de serviços turísticos, de transportes e de atividades culturais.
Diante do cenário, para estimular o setor turístico, uma dica para este carnaval é priorizar o comércio local, optando por programações caseiras ou viagens mais curtas.
Separamos algumas dicas para você curtir o feriado – ou ponto facultativo, na maioria dos municípios – em família e/ou com amigos mais próximos, para fugir da aglomeração e ainda contribuir com a economia e o turismo local.
- Assistir a lives
Já que as pessoas não podem se aglomerar em Salvador, Salvador vai até elas! Neste sábado, dia 13 de fevereiro, às 17h30, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte irão se reunir em uma live, chamada de “O Trio”, gravada na capital baiana, para alegrar o carnaval brasileiro. Ela será transmitida pelo YouTube e pelo canal Multishow.
Prepare o espaço da casa, empurre os móveis e deixe um cantinho para curtir a festa. Essa é uma ótima opção para quem quer pular carnaval se encher de glitter e se fantasiar de forma segura.
No mesmo dia, também terá live com a cantora Maria Bethânia, às 20h, na Globoplay. Em 56 anos de carreira, esta será a primeira apresentação on-line da artista. Não dá para perder momentos inéditos da música brasileira, né?!
Quem também está com live agendada é a Daniela Mercury, na sexta-feira, 12 de fevereiro, às 20h30.
Outros artistas e bandas, como Preta Gil, Léo Santana, Harmonia do Samba e Parangolé, também já estão com programações on-line marcadas. Tem opção para todos os gostos!
2. Assistir a filmes
Também tem aqueles que gostam do carnaval para tirar um descanso, de um jeito bem tranquilo. Uma ótima opção para essas pessoas se divertirem com a família é fazer uma programação mais caseira, com bastante filme e pipoca.
Já vai se programando para escolher o filme que irão assistir – se vai ser de ação, comédia, romance, suspense… – ou a série que irão maratonar, e partiu ficar debaixo da coberta!
3. Fazer um churrasco
Outra opção para o carnaval é reunir a família e os amigos mais próximos e fazer um churrasco em casa, sem aglomeração. Só de estar entre pessoas íntimas o clima já fica de festa.
Fora que um churrasquinho é sempre bem-vindo, não é mesmo? Prepare o vinagrete e a farofa, que já vai alegrar o dia de todo mundo!
4. Ir a sítios ou chácaras
Ficar mais perto da natureza é uma maneira de curtir este carnaval também. Por isso, reunir a família em sítios ou chácaras é ótimo para quem busca uma imersão natural e longe de aglomeração.
Lá, a programação pode ser variada: churrasco, jantar, filmes e lives podem fazer parte do seu fim de semana.
Há sítios e chácaras em diferentes locais do Espírito Santo, ricos em belezas naturais. Procure aquele que for mais próximo e cômodo para você e sua família.
5. Praias desertas
Para quem quer só passar um dia em alguma praia com baixa movimentação, o ES é um lugar incrível: temos opções de praias de norte a sul, além de lagoas e cachoeiras em vários municípios.
Uma dica é optar por aquelas de baixa movimentação, como a Praia da Caculucagem, em Marataízes, e a de Barra Nova, em São Mateus. Em praias grandes, é mais fácil se distanciar dos grupos sociais.
Caso queira prolongar a viagem e ficar por um tempinho maior, procure por pousadas que estão recebendo menos turistas e siga rigorosamente as medidas de higienização e de proteção à Covid-19.
Vamos nos cuidar, para que o carnaval de 2022 possa ser caloroso, cheio de abraços e seguro!