Produtividade

Como aumentar a produtividade trabalhando de casa

Se tem algo que a pandemia trouxe para as nossas vidas foi a necessidade de nos tornarmos mais produtivos trabalhando de casa. E, quanto mais organizado o ambiente de trabalho, melhor o desempenho. Ninguém merece ter que ficar procurando uma anotação que fez em um papel que nem sabe mais onde está.

Parece besteira, mas pessoas organizadas tendem a ser mais produtivas. Quanto mais informações o nosso cérebro tiver que lidar no dia a dia, e isso inclui a bagunça do ambiente de trabalho, menos foco ele terá e, consequentemente, mais cansado ficará.

Transformar a organização em hábito não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que você pode começar a desenvolvê-la a partir de hoje.

Confira, abaixo, três dicas que separei para você, que quer dar o pontapé inicial nessa nova fase da vida de organização:

1. Livre-se daqueles papéis que você anotou alguma coisa que parecia importante, mas que não é mais! Quanto menos papel sem função ocupando seu espaço, melhor.

2. Utilize pastas identificadas para reunir por categorias o que é importante para você. Juntar papéis que usou apenas algumas linhas e ficou com pena de jogar fora não é errado, isso se chama ser uma pessoa consciente. Crie uma pasta com o nome RECICLADOS e reúna todas as folhas em um lugar só. Você pode ter também as pasta das CONTAS A PAGAR, DOCUMENTOS IMPORTANTES, IMPOSTO DE RENDA e várias outras categorias que achar necessário.

3. Crie o seu processo produtivo. Ou seja, defina o que vai fazer com as demandas quando elas surgirem antes de surgirem. Aprendi lendo o livro Produtividade Máxima, da Tamara Schwamback, que devemos separar as demandas em três pastas assim que elas chegam, conhecidas por três R’s: Reter, Resolver e Reciclar. Em reciclar, você guarda os papéis que estão ali para servir de rascunho. Resolver são os papéis que precisam de uma ação em algum momento próximo, como uma conta a pagar. Reter são os papéis que já tiveram uma ação sobre ele, precisam ser consultados ainda em um espaço curto de tempo ou estão aguardando para serem arquivados. 

E aí, o que achou das dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Que alegria ter você por aqui. Como posso te ajudar?