Empreendedorismo

Como trabalhar a saúde mental em 2021

Em um mundo onde a competitividade e as responsabilidades são maiores a cada dia, trabalhar a saúde mental é quase obrigatório para ter uma boa qualidade de vida.

Desgaste emocional, depressão e transtornos mentais são alguns dos problemas comuns no século XXI, diante da rapidez e das exigências que o mundo ao nosso redor cobra. 

Por isso, separamos algumas dicas de como trabalhar a mente durante este ano, para que você consiga alcançar, de forma saudável, os planos e as metas que traçou. 

Meditação

Uma delas é a prática de meditação, que trabalha a concentração e a tranquilidade. Ao meditar, você tira um momento para se autoconhecer e buscar ferramentas para lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia.

Para quem quer começar a meditar, uma boa opção é a meditação guiada, que pode ser conduzida pessoalmente ou de forma virtual, por um profissional. Há diversos aplicativos que disponibilizam sons e/ou instruções verbais para condução. 

É importante trabalhar a calma, se concentrar o máximo possível durante o momento e seguir uma rotina de meditação. 

Pausas para descanso

Sabe aquele momento do dia em que, em meio à correria cotidiana, você senta ou deita por alguns minutos? Parece simples, mas são ações fundamentais para descansar o corpo e a mente e ter energia para as atividades.

Se você nunca fez isso, experimente. Conforme a sua rotina, separe um tempo do seu dia para o descanso e veja a diferença. Seja no trabalho, seja no estudo, descansar ajuda até no rendimento. 

Entre as possíveis ocupações para a sua pausa estão tomar água, alongar o corpo, interagir com um animal doméstico, ouvir música, cuidar das plantas ou conversar com alguém. 

Vida social ativa

Pelo menos em alguns momentos, todo mundo precisa se relacionar. Somos seres sociais, faz bem compartilharmos tarefas, trocarmos experiências e interagirmos com outras pessoas. 

Em um mundo moderno como o nosso, onde a tecnologia toma cada vez mais espaço, a comunicação se torna ainda mais possível, especialmente em um cenário de pandemia. Mas, apesar das facilidades, a modernidade trouxe também a solidão, em que muitas pessoas ficam presas às diversas telas que as acompanham e esquecem da importância de ter amigos. 

Um estudo publicado no periódico Plos Medicine, realizado com 10 mil pessoas, mostrou que pessoas que tinham uma vida social ativa aos 60 anos tinham 12% menos risco de desenvolver demência anos depois. 

Apesar de essa relação ainda não ter uma explicação concreta, os pesquisadores acreditam que o contato social faz com que áreas da memória e da linguagem sejam estimuladas no cérebro, o que pode construir a chamada reserva cognitiva.

Ter amigos faz bem para a mente e deixa a vida mais feliz!

Organização do tempo

Apesar de o tempo ser o grande vilão em boa parte das histórias, muitas vezes, ele é a vítima que não foi tratada com a devida organização. Em 24 horas, ou melhor, em 1.440 minutos, é possível realizar muitas atividades, basta que haja o planejamento e a distribuição correta. 

O primeiro passo é organizar a rotina em uma agenda, planner ou em algum aplicativo com essa função. Separe um período para cada atividade, conforme a duração média de cada uma, e distribua as tarefas. 

Lembre-se de não querer fazer tudo no mesmo dia. Se colocar tarefas de forma exagerada, irá se embolar, ficar cansado(a) e prejudicar o planejamento do dia seguinte. Também não coloque tarefas de menos, para conseguir dar conta dos seus objetivos. 

Planeje-se conforme as suas obrigações pessoais e profissionais. Aos poucos, a rotina vai fazendo parte da sua vida e as atividades vão fluindo melhor. 

E aí, o que achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Que alegria ter você por aqui. Como posso te ajudar?