Marketing

O que é bonito pra você pode não ser o que seu cliente quer comprar, sabia?

Sinto te contar isso, mas o que você acha bonito pode não ser o gosto do seu cliente ou da sua cliente, e não é porque a pessoa é brega, retardada ou sem cultura. Ela é apenas uma pessoa que não tem o mesmo gosto que você, por isso que se quer ter produtos com maior nível de aceitação, interaja verdadeiramente com seus clientes e entenda antes de julgar.

Quem nunca caiu nesse erro de comprar ou produzir produtos que não são do gosto do cliente, não teve comércio. Antigamente era muito mais difícil identificar o que as pessoas queriam consumir, tínhamos apenas as pesquisas qualitativas ou quantitativas que custavam caro ou muito tempo dos menos avantajados.

Atualmente, com o poder da internet, mídias sociais alcançando milhares de pessoas com pouco recurso, a realidade é outra, mas ainda vejo comerciantes caindo no mesmo erro de colocar o seu gosto pessoal à frente do que o cliente quer consumir.

Com certeza tem muitas marcas e lojas que são reconhecidas por serem autênticas, e isso não tem nada a ver com perder a sua identidade. Muito pelo contrário, tendo a mentalidade de colocar o cliente no centro, você passa a ouvir mais o que ele diz sobre a sua coleção, você passa a identificar os modelos que ele gosta, os produtos satélites que tem interesse em comprar.

A mídia social pode ser sua aliada nesse momento de identificar com baixo custo o que seus clientes querem consumir.

Vou deixar 3 dicas para você usar agora mesmo:

1. Nos insights do Instagram busque identificar se existe um padrão nas postagens que geram mais engajamento do público. É a mesma modelo que estão curtindo e querendo mais informações? É alguma peça específica que está engajando?
2. Está com alguma hipótese de padrão de engajamento nas mídias sociais? Teste, mas sempre pensando em diminuir as variáveis. Se a modelo X, vestindo uma calça azul teve engajamento, repita a foto da calça azul com o/a modelo diferente. Depois teste a mesma modelo vestindo outra calça. Dessa forma você tende a identificar se o público tem interesse no produto ou se o motivo do engajamento é a/o modelo.
3. Dê spoiler de novos modelos da coleção nos stories, abra uma caixinha e peça para as pessoas comentarem se elas gostam ou não da peça. Se o resultado for positivo, você já anota o contato das pessoas que disseram que gostam ou que teriam interesse para mandar mensagem quando a peça chegar no estoque.

Lembre-se, faça testes antes de qualquer julgamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Que alegria ter você por aqui. Como posso te ajudar?